Onde comer em Bucareste

Onde comer em Bucareste

A gastronomia da Romênia é uma agradável surpresa graças à excelente mistura de história e tradição do país que se leva à mesa em forma de saborosas e consistentes receitas. Pratos à base de carne predominam sobre os pratos de peixe e a verduras e legumes de temporada são ingredientes indispensáveis à mesa. 

Pratos típicos

Esses são alguns dos pratos típicos de Bucareste que você não pode perder durante a viagem:

  • Ciorba: Um dos pratos que não podem faltar à mesa são as ciorbas, sopas contundentes que podem ser preparadas com frango, carne bovina, peixe ou verduras. Uma das mais populares entre os turistas é a ciorba de fasole, uma sopa densa de feijão branco que costuma ser servida no interior de um pão similar ao italiano.
  • Sarmale: Protagonista indiscutível de todas as celebrações romenas, esse prato simples, mas com elaboração detalhada, é uma deliciosa mistura de carne com arroz e cebola que se serve fervida e enrolada em folhas de repolho.
  • Mamaliga: Preparada com farinha de milho, a mamaliga é uma espécie de polenta com textura de purê espesso que é servida para acompanhar grande parte dos pratos romenos.
  • Mici: Os mici são uma espécie de salsichas de carne de ovelha, porco ou vaca condimentadas e preparadas na brasa.
  • Papanasi: Nada melhor para adoçar a vida que os papanasi, uma das sobremesas mais típicas da Romênia. São como rosquinhas de queijo doce com geleia e açúcar de confeiteiro por cima. Uma explosão de doçura ideal para todas as dietas.
  • Tuica: Este licor artesanal preparado à base de ameixas pode chegar a contar com um teor alcoólico de 60 graus e está presente em todos os lares romenos.

Melhores zonas para comer

Em Bucareste, você não terá problemas para encontrar restaurantes onde provar a comida típica romena ao longo de toda a cidade. Se tivermos que escolher, a opção mais agradável para degustar pratos típicos romanos é o centro histórico.

No coração da cidade estão alguns dos lugares mais populares como Caru’cu ou Hanul Manuc que, embora sejam opções um pouco turísticas, oferecem pratos típicos e contam com um ambiente muito agradável.