Moeda de Bucareste

A moeda oficial da Romênia é o leu, e no plural é conhecida como lei (ou leus). As siglas para denominá-la são LEI ou RON.

Em Bucareste você encontrará notas de 1, 5, 10, 50, 100 e 200 LEI e moedas de 10 e 50 bani (100 bani = 1 RON).

Caixas eletrônicos e bancos

Em Bucareste você não terá problemas para encontrar caixas eletrônicos e bancos, espalhados pela cidade inteira. 

Como pagar?

O uso do cartão de crédito é muito comum em Bucareste e você não terá problemas para usá-lo na maioria dos estabelecimentos. No entanto, leve em conta que o imposto cobrado para trocar reais por moeda estrangeira costuma ser mais baixo do que aquele que incide sobre as compras feitas com o cartão de crédito no exterior.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só dinheiro em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, para o caso de alguma emergência.

Onde trocar dinheiro?

Se você quiser trocar euros ou reais pelo dinheiro local, a melhor opção é consultar com o seu banco as taxas por sacar dinheiro em moeda estrangeira e pensar se vale a pena sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de Bucareste

Uma outra opção para trocar o dinheiro por LEI é ir a centros especializados em câmbios de moedas. Leve em conta que a cotação média dos bancos, aeroportos e hotéis costuma ser mais elevada. 

Sacar dos caixas eletrônicos

A comissão habitual por sacar dinheiro em uma moeda estrangeira é de 4%. O mais recomendável é que você consulte em seu banco qual a comissão cobrada por sacar dinheiro em uma moeda estrangeira. Dessa forma, você poderá avaliar se vale a pena ou não sacar dinheiro diretamente nos caixas eletrônicos de Bucareste. 

Trocar dinheiro em Bucareste

Se você preferir sacar dinheiro quando já estiver na cidade, você pode fazê-lo tanto nos bancos quanto nas casas de câmbio. Você deve comparar o tipo de câmbio e a comissão, ou perguntar diretamente quantos lei você vai receber pelo dinheiro que você quer trocar.

Tipo de câmbio

Um euro equivale a aproximadamente 4,60 LEI romenos e um real equivale a aproximadamente 1,08 LEI romenos.