Mansão Ceausescu

Mansão Ceausescu

Aberta ao público em 2016 para mostrar ao mundo o ostentoso modo de vida de dois dos principais personagens políticos da Romênia, a Mansão Ceausescu é um luxuoso espaço que impressiona.

Olhando para o passado

Nascido em 1918 no coração de uma família sem recursos, Nicolae Ceausescu sonhava em ser sapateiro e nunca chegou a completar o ensino fundamental, algo que não foi um impedimento na hora de conquistar sua vertiginosa ascensão política.

Ceausescu começou sua particular carreira política com a falsificação de documentos, função que incluía a alteração de fotografias para criar um falso passado revolucionário que iria levá-lo a conseguir um futuro no topo do poder. Enquanto isso, sua esposa passava a ser a segunda pessoa mais poderosa do país e também a mais odiada.

O casal vivia de forma ostentosa e se engrandecia à medida que privava o povo romeno dos recursos básicos e o colocava na mais profunda miséria, contradizendo os valores socialistas que Ceausescu predicava em seus discursos.

Um passeio pela mansão

Conhecida como Palácio Primaverii, a mansão de Nicolás e Elena Ceausescu esconde entre suas paredes muitas mais histórias do que poderia parecer à primeira vista. A residência está localizada em uma das ruas mais suntuosas de Budapeste, onde os principais membros do partido também moravam.

A visita guiada à mansão mostra o rosto político de Ceausescu, mas seu ponto forte está em oferecer a possibilidade de conhecê-lo de um ângulo diferente, revelando, na medida do possível, o lado mais humano do ditador.

Durante o passeio pela mansão é possível ver salões harmoniosamente decorados, banheiros luxuosos com as mais modernas comodidades, um belo jardim tropical interior, uma imponente sala de cinema equipada com a mais moderna tecnologia e a joia da coroa da mansão: um ambiente ocupado por uma enorme e chamativa piscina decorada com mosaicos que levou anos para ser construída.

Uma visita impactante

A visita à Mansão Ceausescu surpreende seus visitantes, que são transportados a um mundo irreal ao contemplar os luxos da residência. Durante a visita, o guia explica diversos detalhes sobre os diferentes espaços enquanto narra o passado político da cidade para dar sentido à visita.

Se você tiver tempo suficiente em Bucareste, consideramos que essa é uma visita muito interessante para entender em profundidade o passado e o presente da cidade. É importante levar em conta que a visita é feita em inglês e é necessário reservar com antecedência.

Você pode realizar sua reserva escrevendo para programari@palatulprimaverii.ro ou ligando para o telefone +40 213 180 989.

Horário

De terça a domingo: das 10:00 às 17:00 horas.
Segunda-feira: fechado.

Preço

Adultos: 50 LEI.
Estudantes e aposentados: 40LEI.
Visita privada: 200LEI por pessoa.

É necessário reservar com antecedência. A visita é feita de forma guiada em inglês.

Transporte

Metrô: Aviatorilor, linha M2.
Ônibus: Piata Charles de Gaulle, linhas 282, 301, 330, 331 e 335.